Práticas Sustentáveis

Sustentabilidade Práticas Sustentáveis



Estão já em prática algumas medidas na vinha e na adega, tendo por base a sustentabilidade:

- Conscientes das alterações climáticas, têm sido adotadas várias medidas na vinha, como a orientação da  plantação, de forma a evitar o stress hídrico e o escaldão devido à exposição solar, mas também a escolha de castas autóctones mais resilientes.
 
- Recurso a práticas agrícolas de conservação que visam o aumento de matéria orgânica no solo, e que se baseiam em 3 princípios: a não mobilização do solo de forma a reduzir perdas; a devolução dos resíduos das plantas ao solo de forma a aumentar os ganhos; e a rotação de culturas para o aumento da biodiversidade do sistema.
 
- Na Vinha, para além de utilizarmos produtos de reduzido risco e de baixo impacte ambiental, não aplicamos herbicidas para controlo de infestantes. Para tal optámos, pelo controlo mecânico na linha, através da utilização de intercepas.

- Mantemos enrelvamentos espontâneos em toda a vinha e realizamos ensaios com mistura de sementes seleccionadas e autóctones.
 
- As práticas de agricultura biológica em toda a área agrícola vêm reforçar a nossa aposta na proteção do ambiente e na sustentabilidade.
 
- A Herdade dos Grous tem vindo a desenvolver, uma estratégia de  Gestão da biodiversidade e serviços de ecossistemas, principalmente focada na promoção do mosaico paisagístico e na definição e recuperação da rede ecológica fundamental.
 
- Foram criados corredores para protecção da vida selvagem e promoção da biodiversidade funcional através da instalação de sebes arbustivas, galerias ripícolas e charcos temporários mediterrânicos.
 
- A proteção e conservação de linhas de água é promovida com a instação de plantas arbustivas autóctones. 
 
- Uso de misturas de sementes para promoção da protecção do solo e o controlo de infestantes.
 
- Promoção de bancos de habitat para polinizadores e auxiliares para benefício  da vinha e de outras culturas/parcelas agrícolas.
 
- Manutenção e reflorestamento do Montado e sementeiras de pastagens permanentes biodiversas para potenciar o aumento do sequestro de carbono.
 
- Para a nossa barragem, que ocupa uma extensão de 90 hectares, foram definidas acções de forma a melhorar e maximizar a retenção natural e a qualidade da água e a valorizar e potenciar os serviços de ecossistema.
 
- Na adega e vinha, são igualmente implementadas outras boas práticas, tendo em conta aspetos fundamentais como, o uso eficiente de energia e de água, bem como o recurso a materiais mais sustentáveis no embalamento dos produtos.
 
 - Foi criado um plano para alteração do sistema de iluminação da adega da Herdade dos Grous com alteração gradual da iluminação da adega para lâmpadas LED e colocação de sensores de movimento em áreas chave da adega.
 
- Foram instalados 3 parques de painéis fotovoltaicos que permitem uma maior poupança energética, quer na fatura de eletricidade quer na emissão de gases com efeito estufa.
 
- Na adega são utilizadas pistolas de pressão nas mangueiras e vassouras ou rodos de borracha para limpeza prévia das superfícies.
 
- Para a lavagem de depósitos são utilizados volumes de água conhecidos indicados nas instruções de trabalho da adega e as soluções de lavagem são reutilizadas na lavagem/higienização dos depósitos.
 
- São monitorizados os consumos de água e energia tanto na adega como na vinha. Para esta monitorização foram instalados contadores em vários sectores.
 
- Na vinha, são usados gotejadores autocompensantes e as regas são planeadas com base na análises de sondas de monitorização da humidade no solo.
 
- Tentamos influenciar os nossos fornecedores a assumirem comportamentos mais sustentáveis através da adopção de práticas mais responsáveis e amigas do ambiente.
No embalamento dos nossos produtos recorremos a materiais mais ecológicos e sustentáveis tais como rolhas, caixas de cartão reciclável, fita cola ecológica, caixas de madeira com certificação FSC - Forest Stewardship Council, garantindo desta forma a sua proveniência de florestas geridas de forma sustentável.
 
- Promovemos também a Economia Circular através da valorização/reutilização dos resíduos gerados nas diferentes actividades.
 
- Desde 2018 que calculamos as emissões de CO2 equivalente libertado nas fases de Viticultura, Vinificação, Embalamento e Distribuição.
Em todas a fases do processo que temos intervenção directa (Vinificação, Viticultura e Embalamento) são desenvolvidas acções para a redução das emisões de CO2 como por exemplo a mobilização mínima dos solos, diminuição do peso da garrafa, recurso a energias renováveis e gestão da biodiversidade.
 
- Para além dos aspetos ambientais, a responsabilidade social e o envolvimento e cooperação com os seus colaboradores e comunidade local são áreas de acção fundamentais para que o projeto seja verdadeiramente integrado. São desenvolvidas regularmente atividades lúdicas, educativas e de apoio solidário a escolas e associações locais, envolvendo activamente os colaboradores da Herdade nestas acções.
 
- Existe também uma grande valorização pessoal e profissional de todos os colaboradores, reforçando a consciencialização e competências ambientais, individual e coletiva.
São realizadas acções de sensibilização e administrada formação contínua aos colaboradores.
 
- A Herdade dos Grous estabelece como prioritário o apoio à Investigação e Desenvolvimento (I&D), através das parcerias com o meio académico, e à adesão a projetos neste âmbito.