Políticas da Empresa

Sustentabilidade Políticas da Empresa

Na Herdade dos Grous assumimos o compromisso de satisfazer as nossas partes interessadas, bem como, da criação de um ambiente sustentável, de acordo com os seguintes princípios:

 
· Implementar práticas que asseguram os princípios da higiene e segurança alimentar e que contribuem para a preservação do ambiente.
 
· Investir na valorização pessoal e profissional de todos os nossos colaboradores, proporcionando formação contínua e reforçando a consciencialização e competências ambientais, individual e coletiva. Será reconhecido o esforço e boas práticas dos colaboradores em ações de melhoria ambiental.
 
· Cumprir com a legislação em geral e regulamentação ambiental aplicável, bem como os compromissos ambientais que tenha assumido, procurando preparar-se antecipadamente para aplicação de novos requisitos legais. 
Cumprir igualmente com as disposições fixadas no Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade no sector Vitivinícola (RNCSSV), no sentido de melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado e com o objetivo de contribuir para a satisfação dos requisitos de todas as partes interessadas.

· Melhorar de forma contínua a eficiência e produtividade, bem como medir, monitorizar e avaliar continuamente o desempenho ambiental e sustentável da empresa através de objetivos de gestão pré-estabelecidos, garantindo a melhoria contínua do sistema. Procuramos ainda prevenir e reduzir de forma sistemática os respetivos impactes ambientais e privilegiar a adoção de melhores técnicas disponíveis.
 
· Praticar diariamente a análise constante das oportunidades de melhoria. Os desvios e erros devem ser analisados e corrigidos. Os problemas devem ser previstos e controlados antes que ocorram. 
 
· Planear ações para identificar, avaliar e tratar os riscos e oportunidades associados ao ciclo de vida dos produtos e a todas actividades relacionadas com a nossa Missão.
 
· Estabelecer alianças e relações mutuamente vantajosas com os parceiros de negócio para que, consigamos em conjunto inovar e melhorar os níveis de desempenho e de satisfação das partes interessadas.
 
· Comprometer em proteger o ambiente, incluindo a prevenção da poluição, a mitigação e a adaptação às alterações climáticas e a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas.
 
· Utilizar racional e eficientemente os recursos naturais e a energia.
 
· Minimizar a produção de resíduos e promover a Economia Circular através da valorização/reutilização dos resíduos gerados nas diferentes atividades, assegurando que os restantes são encaminhados para o destino final adequado. 
 
· Atender à integração dos valores ambientais na avaliação de novos projetos e na tomada de decisões relevantes para a evolução dos negócios.
 
· Procurar a criação de parcerias com fornecedores que se guiem pelos mesmos princípios. E influenciar todos os nossos fornecedores de produtos e serviços a assumirem comportamentos e práticas ambientais responsáveis. Será dada preferência a fornecedores que procurem a melhoria, eficiência e sustentabilidade nas suas operações e no uso de recursos. 
 
· Incentivar as boas práticas agrícolas que, promovendo a rentabilidade económica da exploração, sejam efectivas na conservação dos recursos naturais.
 
· Cooperar com projectos de Investigação e Desenvolvimento através do estabelecimento de parcerias com o meio académico e organizações não governamentais.
 
· Promover a Responsabilidade Social através da realização de iniciativas e actividades lúdicas e educativas, envolvendo a comunidade e restantes partes interessadas.
 
· Integrar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável na Gestão Estratégica da Empresa.
 
· Divulgar e disponibilizar a política, para consulta, a todas partes interessadas. Comunicar periodicamente aos colaboradores a evolução do desempenho sustentável da empresa. 

· Integrar a Cultura de Segurança Alimentar no quotidiano da Organização.

· Para além destes principios, na Herdade dos Grous, assumimos o desafio de reduzir anualmente as emissões Gases de Efeito de Estufa (GEE) e atingir a neutralidade carbónica até 2050. Assegurar que pelo menos 20% da energia consumida provêm de fontes renováveis. Cumprir com as disposições fixadas nos referenciais ISO9001:2015, ISO14001:2015, ET-PSVA:2020 e ISO 14064-1:2018